quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Pipiripau - O presépio de todos nós


Ganhei dois ingressos para ir ao Palácio das Artes aqui em BH assistir Pipiripau - O Presépio de Todos Nós. Quem conhece a cidade, certamente já foi ou ouviu falar do famoso Presépio do Pipiripau - se você não conhece, corre e vai conhecer porque ele merece.

Aos que desconhecem, uma breve história: O Presépio do Pipiripau começou a ser construído por Raimundo Machado de Azevedo, quando ele tinha apenas 12 anos, em 1906. Sua ideia era construir um presépio que funcionasse acompanhando as batidas do coração. No início, "sem saber muito bem o que estava fazendo", começou a moldar seus bonecos e montar cenas. O presépio foi posto em funcionamento em 1922 e o artesão confeccionou 586 e montou 46 cenas móveis! Em 1984 foi tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. 

Atualmente as visitações ao presépio estão suspensas porque ele está passando por uma restauração. Porém, todos os sábados das 10h30 às 15h30, no Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG está sendo exibido o documentário "Pipiripau, o mundo de Raimundo".

Só vi o presépio uma única vez na vida, quando fui em uma excursão do colégio... Uma vez porém foi o bastante para que eu nunca mais esquecesse a mágica daquele lugar! No ano passado tentei visitá-lo mais uma vez, sem saber da restauração e fiquei super chateada. Assim que for reaberto estarei lá!

O espetáculo que assisti no Palácio das Artes merece ser chamado assim: espetáculo! Sou uma apaixonada por dança, mas o que vi ontem vai muito além. Fui envolvida novamente na magia de Raimundo e seu presépio cheio de vida. Não é a toa que a peça foi apresentada em cinco temporadas anteriores. 

São 139 artistas, entre dançarinos e atores, numa programação dividida em cinco cenas, onde a história de Raimundo vai se confundindo com a história religiosa que o inspirou.

Ontem, último dia do espetáculo em cartaz, a casa estava cheia, para não dizer lotada! Reflexo do sucesso absoluto da peça. A ideia transcende a crença religiosa e nos conecta por um ângulo muito maior e mais democrático: a arte. É um programa pra todo mundo! 

Imagem: Fundação Clóvis Salgado

Imagem: Fundação Clóvis Salgado



2 comentários:

  1. Nossaaaa que nostálgico! Eu ia tanto com minha escola quando era criança que até enjoei hahah

    ResponderExcluir
  2. Deve ser tão lindo! Se um dia eu passar por BH vou me lembrar de assistir a esse espetáculo. Será que tem algo no Youtube? Não quero passar vontade!

    ResponderExcluir