quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Die Welle

As vezes eu penso que deveria ter um blog só sobre filmes, porque realmente a quantidade de posts sobre os filmes que eu assisto é imensa. Maaaas, quem reclama, né?


"A Onda" (Die Welle) é um filme que já me foi repetitivamente recomendado, mas só assisti na semana passada porque meu professor passou na aula de Psicologia e Consumo. Não sabia muito bem o que esperar dele, mas sabia que seu tema era interessante e, particularmente, um assunto que gosto bastante.

Esse é um filme alemão de 2008 (se não me engano existe uma versão americana dos anos 70 ou 80), inspirado num livro de mesmo título e no experimento social chamado Terceira Onda.

Todo o filme se passa no período de uma semana. Durante esses dias, a escola onde trabalha o professor Rainer Wenger oferece 2 cursos: um sobre anarquia e outro sobre autocracia. O mais irônico nesse momento é que, sendo um professor bem rock n roll, Rainer queria dar as aulas sobre o anarquismo mas, contrariado, acabou ficando com o outro tema.

A turma de alunos de Wenger é parte da terceira geração pós Segunda Guerra e quando questionados pelo professor, todos dizem não acreditar ser possível que outra ditadura pudesse surgir na Alemanha. Rainer dá então início a um procedimento que prova como é fácil manipular as massas.

A didática do filme é contagiante e achei uma sacada genial a forma que encontraram pra provar como é simples levar um grupo de pessoas a acreditar que estão no controle, quando na verdade são eles é que estão sendo controlados. 

Assistam!

6 comentários:

  1. Também já me recomendaram muitas vezes esse filme, parece ser muito bom mesmo, estou curiosa para saber o desenrolar da história!

    ResponderExcluir
  2. Se episódios como nazismo e grandes guerras mundiais aconteceram uma vez, sempre estaremos sujeitos a que aconteçam de novo. O filme é um ótimo exemplo de identificação entre membros de um grupo e a necessidade sempre presente que temos de ter uma autoridade exterior, que nos guie.

    ResponderExcluir
  3. Tá pouco de filme, manda mais filme ! Sério mesmo, suas resenhas são ótimas e esse trailer é angustiante demais. A proposta é excelente e parece bem explorada, vou procurar assistir.
    Falando em filmes você assistiu garota exemplar afinal ? Só fui ver porque li a resenha do livro aqui e... CARACA ! O QUE FOI AQUILO??! Desculpa o caps lock mas amei/odiei/me agoniei em ver como essa história me fez de gato e sapato...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não vi Garota Exemplar ainda, mas que bom que você também reagiu como eu no final do livro! HAHAHAHA... Como assim, né?

      Excluir
  4. Eu acho é bom ter posts sobre filmes! Acabei de postar um meme sobre filmes e percebi que eu não tenho assistido muitos e, quando os assisto, são apenas os lançamentos. Não sei o que há, mas eu ando meio preguiçosa para filmes, então quanto mais resenhas sobre eles eu tiver - e resenhas boas, como essa sua -, mais me empolgarei para buscar novos títulos. Então, sim, manda mais que tá pouco!

    Já tinha ouvido falar sobre esse filme, mas é claro que eu não assisti pq sou lerda, haha. Mas gostei do que você falou e gostei do tema também. O trailer me deixou ainda mais curiosa, vou procurar no Netflix!

    Um beijo!

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir