terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Sobre 'O Iluminado'

"All work and no play makes Jack a dull boy"

Como fã fanática de filmes de terror, nunca admiti que até hoje os maiores clássicos tenham passado batidos por aqui.
Sábado foi um dia de muita chuva aqui em BH, então fiquei em casa e aproveitei pra assistir O Iluminado (The Shining), baseado no livro de mesmo nome do Stephen King e dirigido por Stanley Kubrick. Todo mundo deve saber do que estou falando... E até mesmo aqueles que não assistiram, são familiares com algumas cenas icônicas desse filme. As garotinhas mais bizarras da história de Hollywood, Jack Nicholson com as expressões faciais mais psicóticas e por aí vai...
Quis assistir bastante motivada pela curiosidade e finalmente entender o porquê desse filme ser considerado o clássico que é.
E realmente é inegável que o filme faz jus a toda fama que carrega.
Você tem 3 personagens que carregam o filme quase todo nas costas e nenhum deixa a desejar! Danny, o filho de Jack e Wendy é um destaque a parte. Aliás, é difícil dar destaque porque todos trabalham incrivelmente bem! Jack Nicholson mesmo declarou que nunca conseguiu se livrar por completo dos trejeitos de seu personagem. 
Uma das conclusões que pude tirar quando terminei o filme foi a de que não se fazem mais filmes de terror como antigamente. A montagem entre imagens e sons é maravilhosa e desde o primeiro minuto, apesar do início clamo, você já sente que coisas muito ruins virão por aí. 
O mais impressionante também é como o terror vai se desdobrando aos poucos e você assiste e acompanha toda a transformação dos personagens e da atmosfera das cenas. Não existe correria e não existe enrolação... O timming é perfeito.
Você tem cenas tão simples e tão maravilhosas que às vezes até se distrai do medo e se encanta com a genialidade da direção!
Por fim, tenho sim uma critica a fazer. O filme tem o final bastante vago. Não aquele vago de "tire suas próprias conclusões", mas um vago ruim mesmo... A gente espera respostas e eles não entregam nenhuma. O porque da transformação de Jack, o que acontece naquele hotel, qual a ligação de Danny a tudo aquilo... Ficou faltando e isso me deixou com um leve incômodo. 

No mais, recomendo! Um terror genuíno e que vale a pena.

4 comentários:

  1. Poxa vida, detesto quando o decorrer de alguma história, seja ele em um livro ou em filme é ótimo e aí chega no final e ficamos com cara de wtf. Mas como realmente os filmes de "terror" atuais estão cada vez mais blé, com certeza esse The shining vai pra minha lista de filmes a assistir heheh!
    Fiquei curiosíssima, Ana!

    ResponderExcluir
  2. Eu sinceramente não consigo ler/ouvir falar/ver alguma cena de O Iluminado sem comover, sabe? É um dos filmes que mais me impressionaram, devido a carga dramática das interpretações, a profundidade do roteiro... É de arrepiar!

    Beijos =*

    ResponderExcluir
  3. Meu deus como eu adoro esse filme! Acho muito sensacional. Se você não gostou do filme e quiser outro, leia o livro ;)

    Beijo!

    Raquel
    www.pipocamusical.com.br

    ResponderExcluir
  4. Adoreeeeei esse fillme! Consegue nos prender mesmo!
    Adorei conhecer o seu blog, muita coisa boa por aqui. uhuu õ/
    Nem preciso falar que já estou te perSeguindo, né?
    Se puder, passa p/conhecer o meu também :)
    Beijôô! :*

    minhassingularidades.blogspot.com.br

    ResponderExcluir