segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Sobre 'Garota Exemplar' (o livro)

Sei que sou meio atrasadas com as minhas leituras e consequentemente com minhas resenhas. Enquanto já estão lançando, assistindo e resenhando o filme, eu geralmente ainda estou pensando em comprar o livro.Até mesmo quando resolvo dar meu pitaco sobre o livro, logo penso:"Ana, ninguém mais quer saber disso."

Com Garota Exemplar não foi muito diferente. Me lembro vagamente de ter visto esse livro espalhado por muitos blogs há algum tempo, mas nunca tinha me esforçado para realmente saber sobre sua história. Numa feliz coincidência entre compra de livros novos e uma super promoção da Livraria Saraiva, levei ele pra casa! No mesmo dia, vi a propaganda sobre a estréia do filme nos cinemas. Pensei "Tenho que correr!".

Eu estava (e ainda estou) no meio da leitura de Crime e Castigo, quando resolvi enfiar esse livro no meio. Mal sabia eu que essa não é qualquer tipo de leitura. Essa é daquelas que te prende até altas horas da madrugada, que te impede de terminar trabalhos importantes e até mesmo de socializar com seu namorado.

Garota Exemplar conta a história do casal Nick e Amy Dunne - e preciso parar aqui para destacar que a autora escreve tão maravilhosamente bem que ela consegue fazer você amar e odiar um personagem de um capítulo pro outro.

A esposa de Nick, Amy, desaparece no dia do aniversário de 5 anos de casamento do casal. Seu comportamento descontrolado faz com que ele conte uma série de mentiras à polícia e acaba ficando em um situação um tanto suspeita. Quando a mídia se envolve então, as coisas ficam ainda pior para ele, que passa a enfrentar a opinião pública que já o condenou. Nesses momentos de Nick você tem vontade de pular nas páginas do livro e esganar o cara lentamente.

Com a ajuda de sua irmã gêmea, Nick tenta provar sua inocência ao mesmo tempo que tenta descobrir e entender o que aconteceu com Amy.

Eu não sei dizer exatamente em qual momento da história esse livro me prendeu de vez... Só sei que foi rápido e foi forte.  Há muito tempo não dedicava uma porcentagem tão grande do meu tempo livre (e do ocupado também) a um livro.

Poderia tecer mais uma gama de comentários para convencer aos que ainda não leram, mas, prefiro que você mesmo desperte essa vontade, corra até a livraria mais próxima e se vicie também. Para quem curte um suspense irônico então, é um prato tão cheio que transborda.

São 400 e tantas páginas e nenhum segundo de tédio... De fato esse livro tinha tudo pra virar um filme. A história é perfeita, os personagens são totalmente desejáveis e a trama do suspense é tão bem amarrada que chega a dar raiva! Por que não posso escrever assim também?

Nota 10

4 comentários:

  1. Acabeeei de ganhar esse livro num sorteio e estou super ansiosa pra ler! O filme estreiou aqui na minha cidade, mas ficou só uma semana em cartaz, então nem pude assistir. Mas achei bom porque ouvi dizer que o livro é mais empolgante!
    :*

    ResponderExcluir
  2. Também sou dessas que lê as coisas séculos depois de todo mundo.
    O ultimo "suspense irônico" que li foi "Assassinatos na Academia Brasileira de Letras" do Jô Soares. Por quê fui fazer isso cara?? Quer dizer, até sei a razão : ele estava em destaque numa estante da biblioteca montada especiamente para a semana do thriller em toulouse. Pra encurtar a conversa, não gostei. O ponto positivo é que a tradução francesa não me pareceu tão ruim.
    Mas minha gente, tem que parar com tanta resenha legal e instigante... Ando com vontade de ler mil livros por causa disso e esse acabou de entrar na lista. Aff
    Bisous Ana !

    ResponderExcluir
  3. Quando eu li fiquei com vontade de tacar fogo no livro pq eu nao aceitava o final de jeito nenhum.. ai fui na pré do filme ja preparada pelo que vinha hauhaihauhaihuahaihuiau mas eu amei a história e a forma que a autora mostra o relacionamento de aparencias

    ResponderExcluir
  4. To doida pra ler esse livro tem um tempão e ainda não tomei vergonha na cara de comprar! Vou ver se resolvo isso até o fim do ano, hahaha.
    E Ana, finalmente respondi a tag que você me indicou!! Tá lá no blog! Mais uma vez, muito obrigada pela indicação!
    Beijo beijo

    ResponderExcluir