segunda-feira, 14 de abril de 2014

Sobre 2 minutos de Ignorância


Você assiste a um vídeo que dura aproximadamente 2 minutos e ao final fica olhando para a tela do seu computador com cara de "Puta Merda"... Não sei exatamente qual mensagem a Avon tinha a intenção de passar com esse comercial, mas, a conclusão que fica é de que realmente não está fácil.
Tudo começa com uma moça branca, magra e bonita, em frente ao espelho dando uma bronca em si mesmo. Segundo a coitada, ela acordou gorda porque não resistiu aquele último brigadeiro da festa.
O que para alguns pode parecer exagero, para nós mulheres - e principalmente portadoras de distúrbios alimentares, é uma realidade cruel. Quantas de nós não nos crucificamos após um docinho a mais aqui, ou um deslize na dieta ali? No dia-a-dia isso não é engraçado.
Como se não bastasse, a mulher gorda é reduzida a zero no discurso infeliz da atriz: "Vai colocar esse corpinho redondo cheio de brigadeiro pra dançar na pista, vai". Não, não é engraçado, Avon.
E é então, que num passe de mágica, a propaganda começa a trazer a solução para todos os seus problemas. Um rímel (?) que eleva sua auto-estima e faz você esquecer aquele "maldito brigadeiro" da noite passada.
Outra mensagem ignorante: você não precisa se aceitar, basta tapar suas inseguranças com uns produtos de beleza que fica tudo certo! 
Essa é mais uma realidade cruel... Mulheres que vivem em busca de pseudo-soluções para suas inseguranças e que de nada adiantam.
Durante muito tempo fui escrava da maquiagem e se eu fosse ali na esquina comprar um pão era uma meia hora de arrumação na frente do espelho. Cruel. 
Não basta que você faça uma maquiagem impecável para que seus problemas com a auto-estima se resolvam. Se você não amar o que está por baixo de tantos cosméticos, vai ser inútil gastar horas na frente do espelho. 
"Você vai rechear aquele vestido, vai sambar, se acabar. Os caras não querem ter onde pegar? Então pronto, meu amor." 
Meu amor, saber que existem homens que "querem ter onde pegar" também não é solução para a baixo-estima de ninguém... Não existe fórmula milagrosa para aprender a se amar e se aceitar, mas garanto que isso exige muito mais que um batom da moda.
Sai da frente desse espelho, por favor. 


7 comentários:

  1. Não vi essa propaganda ainda e também não estou com a menor vontade de ver, cansada desses padrões de aceitação que ditam como tudo deve ser, e parece que nada mais é suficiente, nunca somos bons o bastante, sociedade de *****. Ótima crítica!

    ResponderExcluir
  2. Bem, eu assisti ao vídeo antes de ler o post. Acho que você fez uma análise muito interessante. A parte inicial ainda era perdoável, mas o fim, pqp.
    Digo, eu adoro maquiagem, faz meu estilo. Mas a propaganda quis vender o rímel como se fosse a saída para seus problemas de estima. Não é nem mais uma questão de ser ruim. É de mau gosto mesmo.

    obs: Apenas AMEI o seu layout. rs

    ResponderExcluir
  3. Gente, que propaganda mais ridícula!
    Eu adoro maquiagens, cosméticos e afins, mas eles nunca foram e nem serão a resolução dos problemas de uma mulher. Deplorável.

    Adorei a sua crítica. Parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Que desgosto essa propaganda. As mulheres já sâo sufocadas e manipuladas o suficiente por esse mito da beleza que a mídia estabelece. Além de falarem mal de pessoas acima do peso, transformaram isso em um problema, como se não pudéssemos sair do padrâo: magra. Já não basta os homens objetificando as mulheres, e até a Avon entra no clube: como se nascêssemos para sermos apertadas por homens, vivendo da beleza para atrair os machos, nos tornamos as belas fêmeas. A publicidade, quando feita com ética e passando a mensagem correta é poderosa, mas estas... sâo autodestrutivas. Excelente post, girl =)

    ResponderExcluir
  5. Tá ouvindo minhas palmas daí? Pois é.
    Essa propaganda é um nojo do começo ao fim. Gordofóbica, machista, absurda.
    Gordo não pode ser bonito? Gordo não pode dançar? COMER É NÃO SE COMPORTAR? AH VÁ! É por causa desse tipo de mentalidade e propaganda que existem meninas com transtornos alimentares.
    Além desse final, né. Amg, foda-se se homem gosta. Tô aqui pra agradar ninguém além de mim não vlw.
    Obrigada por esse post.
    Beijo!

    ResponderExcluir
  6. nota: li esse texto comendo minha segunda colher seguida de brigadeiro geladinho ♥

    eu confesso que vi uma propaganda dessa moça (era outra) e eu achei engraçado porque me identifiquei... tinha algo sobre término de namoro e eu mandei até pra um amigo... demos risada juntos e tal

    mas essa eu não tinha visto (e talvez nem queira ver, pra não estressá)... a publicidade exagera muito, em vários pontos, principalmente se eu tiver comendo meu brigadeiro numa boa e ver uma coisa dessas.

    aprendi a lidar com a maquiagem, porque antes eu realmente não usava NADA. vi que é algo bacana, mas com limites, sem neuras, paz e amor..

    www.pe-dri-nha.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Oie.
    Não sei que propaganda é essa já que o link não abre e não achei no YouTube, mas concordo, não é a maquiagem e pensar que "sempre tem quem queira" vai resolver. Por muito tempo eu fui assim comigo mesmo, mas o motivo foi acne. Ainda tenho a maldita, mas aceitei que ela não me atrapalha em ser uma mulher. A fase pior já passou e não é um cravinho aqui ou ali que me impede de fazer oq eu quero.
    Hoje em dia, mais gordinha, tenho meu fantasmas, mas jamais penso dessa maneira. Que todos vivam como são e se aceitem desses jeito. Não gosta: muda ! Não se esconda !

    Bjoos
    http://www.azul-calcinha.blogspot.com/

    ResponderExcluir