quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Sobre: Blogs de Moda e Egos inflados

Socorro, criamos um monstro!


Pensei durante algum tempo sobre como criar uma introdução para esse post, mas cheguei à conclusão de que o assunto dispensa apresentações formais. O boom dos blogs de moda já explodiu na cara de todo mundo que tem um mínimo acesso diário à internet e portanto, não é novidade pra ninguém.
Acompanhei alguns blogs durante um certo período (e um ou outro ainda consigo acompanhar) e quero dizer que de forma alguma sou contra esse estilo. Aliás, seria um bocado prepotente da minha parte me sentir no direito de ir contrário a algo que a democracia da blogsfera está aí pra proteger: cada um escreve sobre aquilo que gosta/entende/quer. Prova disso é que no blogroll aqui do Não Perguntaram, coloquei alguns links dos tais blogs que ainda acompanho com certa frequência. 
Esse post aliás é uma ilustração perfeita da inspiração para o nome do blog rsrs... Ninguém perguntou a minha opinião, mas eu vou dar assim mesmo, sabe?
Lá fora, esse estilo de blog já estava bastante consagrado (eu acompanhei muito a Rumi do Fashion Toast até perder um pouco a paciência) e quando chegou aqui, virou uma febre instantânea e abriu a porta dos desesperados. E por que eu digo isso? Digo isso porque a coisa toda virou uma correria entre a mulherada que queria conquistar seu lugar ao sol também (e de quebra, conquistar uns brindes). 
E com isso, EU pude observar um fenômeno interessante: um núcleo de blogueiras dominantes e um punhado enorme de meninas sem grandes noções do que estão publicando. Aliás, pra ser justa, existem algumas blogueiras do "núcleo" que também são bem pouco dotadas de alguma noção.
Apesar de ter desviado um pouco do que realmente iria destacar, chego finalmente ao ponto principal que me levou a escrever esse texto: egos inflados x moda.
Eu não tenho formação no assunto, não sei sugerir tendências pra x ou y mulheres... Só sei daquilo que gosto e que me deixa bem. Tenho o que vou chamar aqui de consciência daquilo que devo ou não usar e em quais ocasiões. Apesar disso, não me sinto apta a sair por aí escrevendo dicas pro restante da mulherada e nem fotografando meu "look do dia"... Acho que poucas pessoas ou nenhuma iriam se interessar em saber o que estou vestindo para ir à faculdade. Modéstia a parte, me acho uma pessoa de bom gosto, mas nem por isso acho que vocês aí do outro lado vão concordar e se sentirem curiosas (os) em saber o que tem no meu closet. Se alguma amiga se interessar, ela pergunta e eu respondo.
Quando acesso um blog sobre moda ou beleza, eu procuro por duas coisas: inspiração e acessibilidade. Se não tiver essas duas coisas, eu já fecho e tchau. Do que vai me servir um blog que não é compatível comigo? 
Com os blogs de moda, o buraco é sempre mais embaixo. Está cada vez mais difícil se inspirar em "looks do dia" uma vez que eles se distanciam sempre mais da realidade da vasta maioria. A pessoa veste um carro popular pra ir ao supermercado e o restante do mundo se vira nas lojas de departamento (que eu adoooro, por sinal). Dica pra mim tem que ter utilidade. Não adianta eu vir aqui falar do sapato maravilinsky que comprei, que é confortável, que combina com tudo e que todooo mundo deveria comprar, se eu sei que quase ninguém vai poder. Do que valeu a minha dica? Será que é dica mesmo ou autopromoção do estilo de vida?
Não é errado ter... Lógico que não! Estranho pra mim é a pessoa querer influenciar tanta gente e ao mesmo tempo viver tão longe da realidade do seu público alvo. Como muitos blogs bacanas por aí já mostraram, não é preciso ser milionária para ter bom gosto e se vestir bem. Basta bom senso e um pouquinho de autoconhecimento. E eu acho que quando a pessoa junta esse conceito com o "look do dia" que ela apresenta, aí sim aquilo se torna uma dica de utilidade geral. 
Para postar no blog a roupa que você está usando, uma, duas ou três fotos bem tiradas e produzidas bastam! Você mostra o corpo inteiro e consegue mostrar os acessórios, bolsa, sapato e esses detalhes bacanas... Mas tem gente que curte mesmo é apresentar um book de 20 fotos com a MESMA roupa e 750 poses diferentes, cabelo prum lado, cabelo pro outro, olho fechado, boca aberta, pulo daqui, carão de lá... Pra que? Pra mostrar a roupa? Pra dar dica de moda? I think not. Sejamos realistas: é pra pagar de gatinha. Aliás, tem muito blog por aí que quem escreve não sabe um A sobre moda, mas tem um closet recheado de grife e por isso acha legal fazer um blog para rechear com fotos das luis vitão deusas e arrasar de vez com as pobres mortais. O mais triste nisso tudo, é a multidão de fãs (???) que vão se arrastando atrás dos Louboutin das  suas """"musas"""" e ai de você "recalcada e invejosa" que ousou não querer morrer por um também. 
Eu fico mesmo é com uma dica ou outra dos blogs que ainda sigo e o resto que não me serve eu prefiro nem comentar que é pra não dar mais um sopro no ego de quem não me representa ;-)

8 comentários:

  1. Tá aí uma coisa que também me incomoda. Essa galerinha forçada e que na maioria das vezes nem sabem do que estão falando e pagam de fashionistas. E olha que algumas têm até um gosto duvidoso, cara Oo.
    Isso me cansa e sinto vergonha alheia. Eu até gosto quando tem bastante foto, mas quando realmente a coisa foi feita com um propósito junto da ideia da arte de fotografar. Fica aquela coisa bonita, mostrando não só a roupa em sim, mas o ambiente, um contexto em que ela foi usada. Acho isso bem legal (= E lojas de departamento é amor <3 kkkk

    bjus!

    ResponderExcluir
  2. Ninguém me perguntou também, mas vou dar minha opinião sobre o teu post (:
    Já tinha parado para pensar isso a um tempo atrás. Eu acompanho alguns blogs, pois eu nunca fui muito vaidosa e nem ligava pra essas coisas, porém um dia as coisas mudaram. Acho que de início não foi vaidade, foi conhecimento.
    Eu precisava comprar algum produto e optava por primeiro, procurar na internet o que as pessoas tinham a dizer sobre ele, e foi assim que eu me deparei com uma infinidade de blogs assim. No início eu lia vários, mas dai a coisa dengringolou.
    Eu acho que nunca vou poder comprar uma bolsa de 3 mil reais, nem um sapato de 2 mil, então realmente não me interessa saber sobre isso. Eu quero saber se o melhor é o sabonete liquido da nívea ou o da clear e clen, que custam ambos 20 reais e gostaria de uma opinião. Mas nenhuma blogueira anda falando mais sobre isso, agora são só coisas de marcas caríssimas que estão longe do meu alcance. Então, no fim das contas acabo por abandonar a leitura. Parece que evoluir na blogesfera de mora é sinônimo de parar de resenhar produtos bons e baratos e só dar conta dos caríssimos, porque agora ela é uma blogueira famosa, que tem acesso a esses produtos.
    Vi no teu blogroll a Bruna Vieira, acho que ela é um exemplo de como a coisa deveria ser, ela da a opinião dela, é humilde, apresenta conteúdo e não fica só falando de coisas inalcansáveis. Dai eu curto, acompanho e acho legal.

    Falei demais, sorry, mas meio que me revolto com essas coisas.
    Bom feriado!

    ResponderExcluir
  3. Concordo PLENAMENTE com teu post! Clap clap clap. Já esteve prestes a escrever sobre no meu blog, BUT, acabei não o fazendo por me achar radical demais em certos pontos e ctz que serei apedrejada (já fui em alguns posts por lá hahaha). Mas olha, tenho que falar que, fora blogs de make baratas e funcionais, que é bom ler uma dica antes de comprar, acho blog de moda UMA FALTA DO QUE FAZER QUE NOSSA. Acho tanta prepotência as pessoas acharem que tem gente se interessando pelo que você veste, que dá até uma dó de a pessoa não ter nada melhor pra falar doq mostrar a roupa que está usando. Há pouquíssimas exceções de blog deste meio que eu acho úteis, ainda assim, vez ou outra, pq mesmo úteis acho que é falta do que fazer hahahaha.
    Entretanto, Deus nos livre de falar isso em público, vão nos mandar latir mais alto que daqui não nos escutam. Desculpa aí, sociedade.
    http://www.canseidesernerd.com

    ResponderExcluir
  4. Também não me perguntaram, mas vou dizer ...
    Nunca fui de acompanhar blogs de "moda" mas havia alguns que gostava de ler as vezes, pelo carisma que a blogueira transmitia e não apenas pelas "dicas", até porque não me importo muito com isso. Sou dessas que usa o que é confortável e acessível. E honestamente, acho que me visto bem :D
    Mas sinto que a questão do dinheiro grita mais alto para essas pessoas, pois são tantas parcerias, tantos presentes, tão eventos, que acaba não sobrando espaço para o bom senso. Porque estou vasta de ver esses tais "look do dia", com roupas super trabalhada na elegância e nos $$$$ e a cidadã tem a ousadia de dizer que está indo tipo ali, comprar um pão, sabe? Pior é quando dão dicas de maquiagem. Existe marcas nacionais com qualidade equivalente as importadas, mas mesmo assim esses tais "tutoriais" são apenas com marcas gringas que custam os rins. E acredito que muitas "leitoras" tenham condições de pagar pelos produtos mostrados, mas não porque acham que são de fato bons, mas sim por influência ~a blogueira tal comprou e disse que é bom, vou comprar também~. E essa correria pela fama online é tão grotesca, que todo dia tem blog sendo criado com o intuito de "dar dicas de moda, mostrar look do dia, mostrar tutorial de moda, fazer parcerias, ficar famosa e enricar" e pelo que já vi, grande maioria empina o nariz porque acha que os 579057695960 mil seguidores são o suficiente para perder toda educação, além é claro que agora o facebook tem uma opção que você paga umas moedinhas para ele e ele automaticamente te dá umas curtidas, por isso essas páginas estão chegando a números gigantescos de "fans".
    E de todo modo, acho que a tendência é só crescer porque as próprias marcas alimentam esse sistema, afinal é mais barato pagar a blogueira para fazer propaganda de um produto e atingir de uma maneira maior o publico alvo, do que pagar vários dinheirinhos, para comercial em tv e estampar páginas de revista.

    Falei de mais :D

    ResponderExcluir
  5. Gostei muito da crítica!
    Eu já fui social Media e ficava o dia inteiro conferindo esses blogs. Por um lado isso me fez bem, me mostrou que moda não é apenas futilidade, que poderia ser identidade, estilo, uma marca sua e isso fez com que eu descobrisse meu estilo. Mas me dói notar cm isso também tirou a originalidade dos blogs anteriores, como estão cada vez mais mercadológicos e impressoais, coisa que sinto muita falta.

    ResponderExcluir
  6. Concordo com você. Não faz muito tempo que tenho meu blog, e estava procurando outros para ler... e para minha surpresa demorei muito mais tempo de que pensei que levaria para encontrar outros blogs... isso pq o assunto moda não é o que procuro na internet [por questões de interesses mesmo]. Indignada por só conseguir encontrar blogs com moda e unhas, resolvi publicar um post nos grupos, com o objetivo de encontrar blogs com outros assunto. Foi ai que encontrei vários blogs legais [para mim, é claro! também não tenho nada contra as pessoas que postam sobre moda e unhas... só que não é o que quero ler..] E também comecei a encontrar os grupos daquelas pessoas! agora estou encontrando vários outros blog q curti e curto :) O seu é um deles. Gosto daqui!

    beijos Fran
    Cores do Dia

    ResponderExcluir
  7. crítica pertinente! todas querem ser A it girl blogueira hoje em dia e perdem completamente a noção do ridículo. é interessante ver dicas realmente úteis e próximas à nossa realidade, não essa futilidade que permeia os blogs de moda. tudo o que elas querem é OSTENTAR! fazer ~resenha~ de perfume de grife, de maquiagem que custa meio salário mínimo. me poupem.
    fico feliz de ver que mais blogueiras têm uma opinião contrária à grande leva de looks do dia postados sem necessidade ehehe

    beijos!
    http://ap202.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir