segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Das coisas que aprendi sobre o Egoísmo


Quando a gente é pequeno vai aprendendo que deve dividir o que tem. Quando estávamos no colégio e comprávamos 10 balas, era legal dar uma pro amigo porque afinal de contas a gente não queria ser egoísta (e era bom evitar a gordice, né?)
A medida que o tempo vai passando, o conceito da palavra egoísta aumenta e abrange muito mais que dividir as balas que compramos na hora do recreio. E pior que isso, o número de pessoas egoístas que começa a nos rodear é de assustar! Se quiser fazer um teste é só colocar seus pezinhos pra fora de casa e testar. Egoísmo is all around us! Nas filas de banco, supermercado, no ônibus, no trânsito, nos bares... É bem lamentável mesmo e só piora.
Dirigir por exemplo é atualmente a parte mais estressante do meu dia. Você tem que lidar com todo tipo de "espertinho" que resolve agir como se fosse o único que precisa chegar em algum lugar. Se a pessoa precisa se enfiar na sua frente, não importa que você morra. O importante é que ele consiga. Mesmo que ele esteja na 3a pista da esquerda e quira virar à direita. O problema é todinho seu, pois afinal de contas, o mundo gira em torno dele e das necessidades dele. Quem somos nós pra estar no caminho de gente assim, né?
A sensação que fica é a de que essas pessoas passam a vida pensando no que elas podem fazer para se dar bem e passar na frente (ou por cima) dos outros. 
Me lembro agora da viagem que fiz para Cabo Frio no início desse ano. Eu e meu namorado fomos de carro já esperando o pior. Afinal de contas, Reveillon e estrada é uma fórmula para o caos. Mas, nada que imaginei chegou perto do quão ruim foi. As pessoas não respeitam nem a si mesmos, então acho que é um pouco demais pedir respeito aos outros... Motoqueiros sem capacete, ultrapassagens BIZARRAS, pessoas dirigindo pelo acostamento ao longo de um engarrafamento... Acho que vi tudo que pode ser feito de errado no trânsito num compilado de algumas horas de viagem. É preocupante.
E dentro do ônibus, quando entra uma pessoa idosa e quem tá sentado faz aquele carão de paisagem, mexe no celular, olha pela janela, tudo isso por ser incapaz de ceder o assento. Tudo isso porque se julga mais merecedor daquele breve conforto. É feeeeeio, viu? Estamos de olho!
As pessoas são egoístas com aquilo que acreditam, lêem, escutam, compram... Discutir política hoje em dia por exemplo é missão impossível, já percebeu? Na internet as pessoas tendem a ficar ainda mais egoístas (e agressivas). Acreditar em algo diferente já é motivo pro ódio comer solto. Isso é egoísmo. Me deixe gostar de laranja enquanto você gosta do roxo. É simples assim. Eu aqui e você aí, numa boa :)
As pessoas precisam cuidar de si mesmas  mas precisam cuidar mais dos outros também. Mais amor, por favor e etc e tal.

2 comentários:

  1. A mais pura verdade o que vc falou. o egoismo e a falta de respeito é tão grande que té nos surpreendemos quando alguem é gentil e educado. meio triste isso, as vezes até somos sem querer, pela correia da vida, mas acho q devemos nos policiar e não fazer d uma atitude isolada o padrão de vida a se seguir.

    beijos

    ResponderExcluir
  2. Pois é Ana. E a cada dia que passa eu sinto mais vergonha alheia de situações, pensamentos e atitudes egoístas que presencio pela vida afora. Acompanho muito minha mãe no carro e sei conheço bem esses espertinhos da estrada. Tá meio que "um por um e todos por eles mesmos". E é complicado ser diferente do padrão social mesmo. Ao invés de trocar argumentos, as pessoas já vêm com ataques. Tenso!

    ResponderExcluir