domingo, 16 de novembro de 2014

Sobre a melhor leitura que fiz em 2014...


Sou uma leitora bastante "8 ou 80". Quando pego algo pra ler, vou odiar e não conseguir passar das primeiras páginas, ou vou amar e vou dissecá-lo em algumas horas/dias.

Como eu era antes de você foi uma dessas leituras estilo 80 e possivelmente a melhor leitura que fiz nesse ano que ainda não acabou. Acho que apesar de ainda ter alguns bons dias para engajar novas leituras, dificilmente algum livro será capaz de superá-lo.

Louisa Clark e Will Traynor são personagens principais de uma história cheia de altos e baixos. Não fosse a repentina condição de desemprego de Lou e o terrível acidente que prendeu Will a uma cadeira de rodas, os dois provavelmente jamais teriam se cruzado. 

A vida dos dois muda por circunstâncias fora de seu controle, e depois, quando se encontram, a vida volta a mudar, dessa vez porque começam a mudar um ao outro. E acho que me mudaram um pouquinho também.

A leitura desse livro me causou a maravilhosa sensação de sentir cócegas no estômago, de me sentir ansiosa e de ao final, me emocionar - pela primeira vez ao longo de uma leitura - sem medo de parecer boba.

Quando vi que me aproximava do final do livro, fiquei ainda mais ansiosa, esperando que o final fosse o que eu desejava para o dois... Mas sei que nem sempre o que desejamos para os enredos que lemos é necessariamente o que a história precisa. Querer satisfazer minhas expectativas seria quase egoísmo da minha parte!

"Aos 26 anos, Louisa Clark não tem muitas ambições. Ela mora com os pais, a irmã mãe solteira, o sobrinho pequeno e um avô que precisa de cuidados constantes desde que sofreu um derrame. Trabalha como garçonete num café, um emprego que não paga muito, mas ajuda nas despesas, e namora Patrick, um triatleta que não parece interessado nela. Não que ela se importe.

Quando o café fecha as portas, Lou é obrigada a procurar outro emprego. Sem muitas qualificações, consegue trabalho como cuidadora de um tetraplégico. Will Traynor, de 35 anos, é inteligente, rico e mal-humorado. Preso a uma cadeira de rodas depois de um acidente de moto, o antes ativo e esportivo Will desconta toda a sua amargura em quem estiver por perto. Tudo parece pequeno e sem graça para ele, que sabe exatamente como dar um fim a esse sentimento. O que Will não sabe é que Lou está prestes a trazer cor a sua vida. E nenhum dos dois desconfia de que irá mudar para sempre a história um do outro."

Tudo que eu queria após o fim do livro era que existisse uma continuação daquela história. Mas depois de passados os primeiros minutos saudosos, achei melhor que aquela história ficasse por ali mesmo e que ela já tinha realmente cumprido seu papel. 

Isso não me impediu de comprar mais dois livros da mesma autora: A Última carta de amor e A Garota que você deixou pra trás. Não sei se busco encontrar a "mesma coisa" que encontrei na história de Lou e Will, mas espero que também mudem um pouquinho de mim. 

2 comentários:

  1. "Mas sei que nem sempre o que desejamos para os enredos que lemos é necessariamente o que a história precisa." Acabei de chegar à mesmíssima conclusão lá no blog sobre um livro que li recentemente. Eu até entendo que para fins qualitativos o/a autor/a tenha que arrancar nosso coração e pisotear ele todinho na nossa frente. Mas pôxa vida né?! Acho que é por essas e outras frustrações que nascem fanfics...
    Deu vontade de ler também !
    Bisou bisou :*

    ResponderExcluir
  2. Eu já tinha lido algumas resenhas desse livro mas confesso que não havia me interessado muito, por parecer YA demais. Mas fiquei com uma pontinha de vontade de ler!

    ResponderExcluir