quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Aulas de educação física















Já saí da escola há uns bons anos... Dos muitos traumas que esse período da vida me trouxe, um que até hoje não consegui superar é o das aulas de Educação Física. Ou como eu gosto de me referir: horinha da tortura.

A horinha da tortura pra mim era um misto de satisfação e total desespero por duas razões: sair da sala de aula era sim alívio imenso. Mas, praticar esportes era um preço muito alto a ser pago. E não era opcional. 

Quando jogávamos vôlei, era meu dia de alegria, porque ninguém tinha força o suficiente para estapear aquela bola... E as pessoas que realmente poderiam causar um estrago no jogo, dificilmente se interessavam pela atividade e iam jogar outra coisa.

Preciso ressaltar duas coisas: 1. eu usava óculos 2. eu usava aparelho fixo nos dentes. Eu tinha um IMENSO desespero de tomar uma bolada na cara e acabar cega e desdentada.

Veja bem, imagine uma criança/adolescente de óculos, aparelho fixo, sem força nos braços, coordenação nas pernas e agilidade suficiente tentando jogar Queimada... Imaginaram? Pois é: horinha da tortura.

Por que diabos as escolas permitem jogos de Queimada??? Aquilo é promoção de violência, gente! Aquela bola pesada, alunos sem noção mirando sua cabeça e você só conseguindo proteger a região do rosto pra tentar sair inteira daquilo. Qual a necessidade? Uma bolada daquela na coxa arde até a próxima encarnação.

Nunca me esqueci de um jogo de queimada que terminou mal pra uma menina da minha sala. Ela também usava aparelho fixo e tomou uma bolada em cheio no rosto. O aparelho cortou a boca dela todinha e eu não apago a imagem dos dentes vermelhos de sangue. Acho que fiquei mais traumatizada que ela. 

Resumindo: eu tinha muito medo de bola. E qualquer coisa que envolvesse o arremesso da bola. E qualquer coisa que envolvesse o arremesso da bola próxima ao meu rosto, costas e barriga.

Educação Física pra quem é dos esportes, Horinha da tortura pra quem não é.

Por que não uma aula de Yoga, Pilates, Meditação profunda, leitura, pintura, dança, bordado...? O próximo candidato que sugerir essas coisas tem meu voto.

8 comentários:

  1. horinha da tortura disse tudo. único ano que eu gostava da educação física foi na 8ª série porque eu curtia jogar futebol com os meninos. de resto, levava bolada na cara jogando ou não.

    ResponderExcluir
  2. Ódio mortal dessa hora. Vc mencionou os danos físicos... mas e os morais? A de ser sempre excluída do melhor time por não ser boa em esporte. Ou ser infinitamente zoada por causa de um movimento errado ou por causa da roupa de exercício.
    ....mals tempos!

    ResponderExcluir
  3. Concordo demais com o seu texto, educação física sempre foi torturante para mim, assim como você mencionou a falta de coordenação motora e o fato de usar aparelho eram grandes empecilhos para essas aulas, me lembro de as vezes me esconder para não ter que participar ou fingia que estava passando mal, sempre tive pavor de levar bolada na cara e implorava para sair do jogo quando era obrigada a jogar.

    ResponderExcluir
  4. Também jogava no time das torturadas. Agora imagina que na Guiana eram duas horas... duas vezes por semana : 4 horas de tortura semanais ahaha coisa linda !
    Bisouuu :*

    ResponderExcluir
  5. compreendo totalmente.
    não uso óculos nem aparelhos e morro de medo-preguiça das aulas de educação física. ainda bem que posso ficar sentadinho na arquibancada do ginásio ou ficar dormindo em casa mesmo (onde estudo, as aulas são num dia separado, para a gente não ficar fedendo na sala-de-aula, amém).

    beijo*

    ResponderExcluir
  6. Pra mim é ao contrario, não é que eu tinha medo da bola, é pq eu não gostava de educação fisica e ponto final (aka preguiçosa). Na queimada eu tinha sorte pq eu até que corria bem pra me safar na bola, mas dava graças a deus quando eu era queimada pra ir la pra tras e tentar ficar escondida.
    Gosto dos seus textos, eles abordam de tudo e são fáceis de entender, não é aquela coisa chata do tipo 'ai, muito chato, não vou ler' haha mas independente de qualquer post chato ou não, eu sempre leio. E pra minha sorte os seus são otimos! Apoiando totalmente nas aulas de yoga, pilates, meditação, leitura, pintura... haha

    ResponderExcluir
  7. vou te contar que eu AMAVA a aula de educação física, mas é justamente pelo motivo que você citou (como um ponto negativo, heh!): incitação à violência. HAHAHAHA! eu sempre foi um brucutuzinho e adorava tudo aquilo que me permitia correr/pular/arremessar coisas/acertas pessoas, especialmente se elas fossem os nego que eu odiava na aula.

    /confissão

    mas hoje quando olho pra trás acho SUPER que deveriam investir em atividades mais lúdicas, pq meu, HAJA coordenação, néam. yoga ia ser apenas INCRÍVEL!

    ResponderExcluir
  8. Nossa, odiava Educação Física com todas as minhas forças. Minha professora sempre que olhava pra mim já vinha dizendo que eu ia tomar bomba por conta de falta, o que no fim das contas nunca aconteceu. Eu me concentrava em ser o maior peso morto do time, em ficar invisível dentro da quadra, fazendo o possível para não atrapalhar. Nos meus melhores dias eu explorava meu talento artístico e simulava aquele tombo, aí podia ir felizona na enfermaria passar Gelol no tornozelo e ficar o resto da aula ouvindo música sentada no banco. Com frequência eu também """esquecia""" a roupa de ginástica em casa e ficava na sala lendo, ou então me trabalhava na cara de pau e dava a desculpa de estar com cólica. A professora não comprava, mas eu me livrava da aula.

    No ensino médio mudei de escola e lá a gente tinha a opção de escolher esporte, teatro ou dança. Fui pro teatro bem feliz, melhor ano de educação física da minha vida! hahaha

    beijo!

    ResponderExcluir