quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Blogagem Coletiva: O que é Independência pra mim?

  • Esse post faz parte da blogagem coletiva do mês de setembro do ROTAROOTS - um grupo de blogueiras "das antigas", criado para resgatar a boa e velha forma de blogar.















Independência: taí um negócio difícil de definir. Eu tenho 25 anos e nos tempos mais primórdios da minha adolescência, achava que com essa idade já ia ser a senhora da independência. Ledo engano, minha cara Ana. Ledo engano. 

O maior problema estava em achar que independência = $$$$. Hoje vejo que o buraco é bem mais embaixo do que se imagina. Independência pra mim envolve muito mais que poder comprar sua bolsa chanel sem dar satisfações a alguém. Pra mim, significa saber tomar conta do seu nariz, se virar sem precisar pedir socorro, tomar suas próprias decisões e ser feliz assim.
 
Quando aos 16/17 anos fiz meu intercâmbio para a terra das batatas no Colorado, EUA, voltei crente que era gente. Mas acho que na verdade cheguei mais carente do que fui. Pelo período de 1 ano, pude experimentar a sensação de levar um chute na bunda pra fora da bolha e encarar o mundo real. Era eu e mais ninguém. Sim, cresci imensamente! Isso é inegável. O problema é que quando voltei eu queria mesmo era curtir papai e mamãe resolvendo minha vida pra mim once again

A verdade é que não faz muito tempo que consegui sair da zona de conforto e tomar as rédeas da minha própria vida. Pude encarar de frente meus receios, comprar minhas brigas e dar minha cara a tapa. E olha, como compensa, viu? Só agora sinto o gosto do que é ter um pouquinho de independência.

Não tenho pressa. Meu dinheiro vai vir, minha casa também... Importante pra mim é poder finalmente enxergar que consigo me virar quando quero ou preciso. Bacana é poder fazer suas escolhas sem medo de errar. Bonito é correr atrás do que gosta sem saber se vão concordar. Independência é se sentir satisfeito com as decisões que tomou, e não se arrepender das que não deram certo. Errar faz parte do processo.

Independência ou morte!

4 comentários:

  1. Pode crer, eu tive uma experiência parecida tendo morado 3-4 anos em SP quando fiz faculdade. Hoje, no meu caso, mesmo morando com a minha mãe hoje, eu acabo me virando muito sozinha e a coisa que eu mais quero é ter meu dinheiro e minha casa também pra não precisar dar satisfação e nem ficar "devendo favor"/ouvindo cobrança. Mas a gente cria mesmo esse vínculo afetivo (essa carência, como você disse) e aí muita gente da nossa idade acaba demorando anos pra sair de casa - porque é muito confortável mesmo. Não quero isso pra mim. Queria também ter uma experiência internacional, especialmente porque não me sinto muito encaixada aqui. Talvez eu até tomasse um pé na bunda lá fora também só pra aprender hahaha... ou não, né? Paciência. Como você disse... um dia essas coisas virão e eu também torço por isso - sem nunca deixar de correr atrás, claro. :)

    Fiercekrieg

    ResponderExcluir
  2. "Bacana é poder fazer suas escolhas sem medo de errar. Bonito é correr atrás do que gosta sem saber se vão concordar" é simplesmente a melhor parte! :)

    ResponderExcluir
  3. Esse tema do mês do RR tá pedindo um post, hein?
    Engraçado, fiquei bem menos tempo que você no intercâmbio e voltei não aguentando ter menos independência. Mas acho que a independência do intercâmbio é diferente, é como se fosse uma bolha no meio da realidade. Hoje tenho liberdade total, mas responsabilidades que acabam me limitando.
    Acho que o mais importante é isso mesmo que você falou, a capacidade de fazer escolhas e saber que errar faz parte.
    Beijo

    ResponderExcluir
  4. o buraco é bem mais embaixo mesmo

    e independência é um lance que se sente quando a gente vive ela de verdade, voar com as próprias asas.
    já até falei pra minha irmã, que mora comigo, que não adianta achar que "ah, eu não moro mais com meus pais" e toda vez que acontece algum problema ir correndo pedir ajuda pro pai, HAHAHAHA

    mas fazer o que, o processo as vezes é lento é tá muito mais além do que pagar seu próprio aluguel :)

    ResponderExcluir