segunda-feira, 28 de abril de 2014

O Dia em que Daniel Alves comeu uma banana

Possivelmente, ao ler esse texto, você aí do outro lado já sabe do que vou falar, certo? Ontem, Daniel Alves, jogador - brasileiro - do Barcelona, foi vítima da ignorância humana. Atiraram ao campo uma banana, na tentativa medonha de compará-lo a um macaco. 
Inusitadamente (e de forma brilhante), Daniel apanhou a banana, descascou, comeu e cobrou um escanteio que resultou num gol a favor de seu time. Pontos pra ele!
Não demorou muito para a internet fervesse com esse fato. Foi criada a campanha #SomosTodosMacacos e rapidinho virou a febre entre celebridades, fãs do jogador e aqueles que também se chocaram com o que aconteceu.
O que Daniel Alves fez foi inesperado, interessante e muito válido. A campanha que criaram..... Nem tanto.
Hoje mesmo, por exemplo, a marca de camisetas do apresentador Luciano Huck (que já havia tirado uma foto ao lado de Angélica e uma banana) lançou uma camisa para a campanha....... 24 horas depois......... Um tremendo mal gosto no valor de R$69,00.
Se tem uma coisa que (mais esse) repugnante episódio me ensinou é que se ainda estamos discutindo esse assunto, é porque não sabemos reagir a ele da forma que deveríamos.
Antes de sacarmos nossas bananas da justiça e postar uma foto com carão no instagram, deveríamos parar pra pensar: Por que ainda aceitamos que coisas assim aconteçam?
Não, não somos macacos. Somos seres humanos, iguais e merecedores de respeito. Fim.
É preciso levantar uma discussão muuuuito maior do que uma simples hashtag. É preciso dizer um basta e mostrar que isso não será mais tolerado. Não há espaço no mundo para que as pessoas despejem sua ignorância e suas ofensas.
Não dá pra reagir com banana e camiseta. 

10 comentários:

  1. Oie.
    Confesso que vi essa campanha, vi as fotos dos famosos e do jogador com uma banana e tals, mas nem quis saber do que se tratava já que assunto 'futebol' estava envolvido e onde ele está, eu não estou.
    Poxa, mas essa do Huck eu não esperava, vi ele com a Angélica e a banana, mas ele sempre é adepto a campanhas "intagrenses" que achei normal, mas tirar proveito dessa maneira e nessa velocidade...

    O gesto do jogador foi de pura finèsse, pena que os fanáticos do futebol não saibam se comportar a altura.

    Para eles: "São macacos aqueles que se comportam como animais."

    Bjooos
    http://www.azul-calcinha.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Ver nisso uma oportunidade de mercado é deprimente, por melhor que seja a intenção.

    ResponderExcluir
  3. Exato, Ana! Achei a atitude do Daniel Alves bem natural, mas a campanha? Deplorável, ao meu ver. Fora que a camiseta tem duas pessoas brancas nela. Poderiam ao menos colocar várias pessoas diferentes em cor, etnia, etc. E pior: 69 reais para ganhar dinheiro às custas do antiracismo alheio. Fazer carão na foto é muito fácil, hashtag também. Mas acho que deveria ir mais além disso. :/

    ResponderExcluir
  4. Olá, Ana! Então, vamos lá... eu achei a atitude do Daniel incontestavelmente genial e espontânea. Eu pagava pra ver a cara do preconceituoso que jogou a banana, quando viu o Daniel comendo. Quanto à campanha como um todo... você sabe, eu realmente devo ser muito inocente, mas não acho que seja de todo um mal que essa hashtag esteja bombando. É pelo menos uma maneira de discutir um assunto que nunca é discutido, desperta interesse, provoca alguma coisa, como o seu post e o meu comentário por exemplo.
    Acho que temos muito que evoluir, mas não consigo achar negativo o fato de estarmos abordando o assunto.

    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  5. Triste ver que hoje as pessoas se aproveitam de qualquer situação pra tirar vantagem. Oh céus! Essa do Luciano foi o fim. Li que o #SomosTodosMacacos foi criado por uma empresa de publicidade e vi agorinha do Daniel Alves falando em entrevista ao Serginho Groisman que não tinha gostado nadinha disso, que não somos macaco e sim a evolução dele. Mais do que comer a banana, ele foi inteligentíssimo na forma de lidar com tudo né?!
    Ps.: conheci seu blog pelo Rotaroots e gostei muito!

    Bjos,
    Rona Abdalla
    www.ronaabdalla.com

    ResponderExcluir
  6. Olá Ana tudo bem?

    Cheguei ao seu blog através do Rotaroots e já gostei pois você colocou pra fora aquilo que eu também vinha "matutando" sobre essa coisa de macaco, banana e pseudo-intelectuais.

    A discussão que realmente deve ser levantada se perde em memes, fotos e hastags sem sentido que pouco ou nada contribuem para o fato em si: Peconceito.

    Outros ainda são espertinhos o suficiente pra fazer dinheiro com um tema que fere muito mais gente no mundo todo, mas que não ganha campanha no facebook por não ser famoso.

    Triste sociedade essa que se manifesta somente pela internet mas que se mantém omissa no comportamento.

    Indignação de fundo de quintal!

    Desculpe o comentário/livro. Beijos e bom domingo!

    ResponderExcluir
  7. Não sou celebridade, e não sou fã do jogador, mas fiquei absolutamente chocada. Não tirei foto com banana, mas apoio quem tirou. Pra ser honesta, achei a campanha irônica e legal.
    É a forma que as pessoas "comuns" tiveram de reagir, com ironia e bom humor, e god bless the internet, que nos permite transformar um absurdo desses em ironia.
    Não, não devemos aceitar, mas eu acredito que hashtags sejam sim uma forma de lutar.
    Já criar uma camisa de extremo mau gosto no valor de 69 e 24h depois....Isso é outra história. E isso é bem babaca. Celebridades querendo ganhar (mais) dinheiro em cima de qualquer oportunidade que apareça.


    obs: Sobre Bates Motel. Assista, a primeira temporada não vai te decepcionar. É muito boa. Já a segunda... Está deixando um pouco a desejar, na minha opinião.

    ResponderExcluir
  8. PELOAMORDEDEUS QUAL É A FONTE DO CABEÇALHO

    ResponderExcluir
  9. Excelente texto, Ana!
    Achei realmente brilhante a atitude dele, se isso fosse comigo eu nem saberia o que fazer, e graças a Deus um gol foi feito após isso, pra "sambar" na cara de quem teve esse tipo de atitude grosseira.
    E em questão da camiseta da marca Hulk, achei uma jogada de marketing péssima, não gostei, não é em camisetas que vamos mudar a atitude e o pensamento medíocre das pessoas, eu não compraria e não apoio a venda.

    ResponderExcluir
  10. Essa é face do humanismo, oportunismo, todo mundo sempre quer tirar uma casquinha daquilo que ferveu na mídia, a cara do Sr. Huck esse tipo de coisa, é onde a gente para e pensa, até que ponto vai a preocupação com a igualdade social e racial, e até que ponto isso é puro sensacionalismo como forma de oportunismo de alguns? Rede Globo sabe bem do que eu estou falando, acho que a melhor forma seria agir com naturalidade, sabe, aquela mesmo história do bullying dos nossos tempos de escola, o conselho geral "a partir do momento em que você não se importar mais com o que falam e vestir a camisa do amor próprio vão parar de encher o saco". palmas para o Daniel Alves que soube lidar perfeitamente com a situação, e uma banana para a Rede Globo de Televisão.

    ResponderExcluir