segunda-feira, 17 de março de 2014

Meme: 5 Coisas Para Fazer em Belo Horizonte

  • Esse post faz parte da blogagem coletiva do mês de março do ROTAROOTS - um grupo de blogueiras "das antigas", criado para resgatar a boa e velha forma de blogar. 

A princípio, quando vi essa sugestão de Meme, pensei em não fazê-lo por motivos de sei lá, achar que BH não tinha nada de interessante pra recomendar.  Massss, estava equivocadíssima! Essa cidade é linda e eu amo fazer muitas coisas por aqui. O que eu vou recomendar não são coisas que eu faço sempre, mas sim coisas que qualquer pessoa que visita Belo Horizonte deveria fazer:

Minha cidade é conhecida como a "Capital dos Bares" e faz muito jus a esse apelido, rs. Mas, o que eu mais adoro aqui são os bares de rock. 

1. Circuito do Rock

O Circuito do Rock são 3 Pubs (Lord Pub, Jack Rock Bar e Circus Rock Bar) que abrem de quarta a domingo e toda noite duas bandas se apresentam nos palcos. A vasta maioria das bandas são cover e tem para todos os gostos! É diversão garantidíssima pra quem gosta de cerveja e rock n roll de qualidade. 
Pra quem quiser saber um pouco mais, aqui tem o site com a agenda das casas e outros detalhes.
Jack Rock Bar - Foto por: Cacá Lanari
2. Circuito Cultural Praça da Liberdade

A Praça da Liberdade é um cartão postal de BH e parada obrigatória pra quem quer conhecer o que existe de mais tradicional na cidade. Sou vizinha dessa belezura e posso afirmar que não me canso de admirar! O entorno da praça é conhecido por abrigar o Palácio da Liberdade (antiga cede do Governo do Estado) e charmosas construções onde anteriormente funcionavam secretarias do Estado e hoje vem sendo transformadas num enorme complexo cultural.

Já estão em funcionamento:
- Arquivo Público Mineiro
- Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa
- Centro Cultural Banco do Brasil
- Espaço do Conhecimento UFMG
- Museu das Minas e do Metal
- Memorial Minas Gerais - Vale
- Palácio da Liberdade
- Museu Mineiro
- Centro de Arte Popular - CEMIG
E serão inaugurados em breve a Casa FIAT de Cultura, o Museu do Automóvel e o Inhotim Escola.

Palácio da Liberdade - Foto por: Arquivo Palácio da Liberdade

3. Pizza Sur

Numa dica mais gastronômica, resolvi apresentar a vocês a Pizza Sur. A rede tem 4 pizzarias e a parrilla Los Hermanos. A unidade que mais frequento é a que por acaso fica pertinho da Praça da Liberdade.
O restaurante é um charme só e o menu é de babar! Na unidade Liberdade também é oferecido diariamente um menu de almoço executivo com opções de massas, pratos quentes e saladas com acompanhamento de peixe, carne ou frango. No quesito pizzaria, quem senta lá tem o árduo trabalho de escolher entre os 30 sabores de pizza oferecidos no cardápio. Tudo isso pode ser acompanhado por um bom vinho :)

Foto por: Bendita Conteúdo & Imagem
4. Praça do Papa e Parque das Mangabeiras

Essa dica aqui é no melhor estilo 2 em 1: seria impossível indicar um sem o outro!
Vamos por partes: A Praça do Papa, que na verdade se chama Praça Israel Pinheiro, também é outro lindíssimo cartão postal de BH. Ela ganhou esse apelo de "Praça do Papa" depois da visita do Papa João Paulo II em 1980 e onde se ergueu um monumento para homenageá-lo. 

Praça do Papa - Foto retirada desse Site
Atualmente é uma ótima parada pra quem quer sentar na grama com seu cachorro, tomar uma água de coco e relaxar com uma paisagem de cair o queixo.
A Praça do Papa compõe um roteiro turístico que nos leva à próxima dica: o Parque das Mangabeiras.

Parque das Mangabeiras


Quem visita Belo Horizonte e não vai ao Parque das Mangabeiras, não fez um passeio completo! Trata-se de um dos maiores redutos ecológicos da capital e fica bem ao pé da Serra do Curral.
É um passeio pra todo mundo fazer! Você pode fazer trilhas ou se divertir nas quadras poliesportivas que o espaço oferece! Pra quem gosta apenas de relaxar, recomendo comprar uma casquinha de sorvete e sentar em algum banquinho para admirar a paisagem MARAVILHOSA.
Dá pra perder um dia inteiro por lá!

5. Lagoa da Pampulha

A Lagoa da Pampulha é um lugar que gostaria de poder apreciar com maior frequência. Infelizmente ela fica longe de onde eu moro e de qualquer rota que faço no meu dia-a-dia. 
Ela faz parte de um complexo arquitetônico projetado por Oscar Niemeyer, quando Juscelino Kubitschek era prefeito de Belo Horizonte.
Igreja São Francisco de Assis - Foto retirada do Wikipedia
Quem visita a Lagoa da Pampulha também pode apreciar a Igreja São Francisco de Assis (projetada por Niemeyer e com painéis de Cândido Portinari), a Casa do Baile, os Jardins de Burle Marx, o Mineirinho, o Estádio Governador Magalhães Pinto (Mineirão) e muitas outras atrações. 
É um programa indispensável aos turistas! A orla da Lagoa também é composta de restaurantes e bares muuuito charmosos e por isso, vale a pena conhecer!

Quando iniciei esse post, achei que fosse ter dificuldade em selecionar atrações de BH, mas por motivos de escassez e não excesso. Por fim, fui surpreendida com a imensa vontade de dar outras mil dicas de lugares tão merecedores de destaque quanto esses que coloquei aqui!
Garanto àqueles que arriscarem uma visita a BH, diversão completa! É uma cidade apaixonante e merece ser muuuuito apreciada.

10 comentários:

  1. Ontem vi o show de uma banda alternativa aí de BH, a The Us, conhece?Eles sao meio pos punks, e gostei bastante!
    Sobre o que vc comentou la no blog, realmente, a recaída da depressão me fez ver td mais longe, mais nítido.

    ResponderExcluir
  2. Nós que moramos aqui esquecemos da beleza de alguns locais. Com certeza BH é uma cidade ótima para se visitar e conhecer.

    ResponderExcluir
  3. Eu te juro que não sabia que BH tinha tanto passeio turístico assim! hahaha
    E é uma cidade que ainda quero visitar nesse ano. Vou usar esse post como guiazinho pra viagem. Amei mesmo, principalmente o fato de ter um pouco de tudo. :)

    http://www.paleseptember.com

    ResponderExcluir
  4. Que saudade de bh! Fiquei interessada por esse circuito do rock e pela pizzaria, anotado para a próxima visita.

    ResponderExcluir
  5. Todo mundo fala que BH é linda né? E tem muitos núcleos históricos, que amor! Tenho um amigo e o namorado morando aí pertinho, não vai demorar muito para eu fazer uma visita. Estou louca para conhecer e já anotei aqui as dicas, haha.
    Beijo

    ResponderExcluir
  6. Sou louca para passar uns dias em BH. Só passei por aí muito rapidamente, quando fui pra Inhotim, e fiquei com gostinho de quero mais...

    ResponderExcluir
  7. Quero muito conhecer BH! Super me identifiquei com o Circuito do Rock :*

    ResponderExcluir
  8. Eu tenho muita vontade de conhecer Belo Horizonte e quando eu finalmente for aí, suas dicas vão ser bem úteis! Fiquei com vontade da pizza depois daquela foto ali viu? Em plena hora de almoço ainda...rs
    Adorei as dicas, bjos!

    ResponderExcluir
  9. Fui a BH uma vez para um evento de web.. não tive muito tempo para conhecer a cidade, mas já fiquei morrendo de vontade de voltar! *-* Adorei suas dicas!!

    ResponderExcluir
  10. Adorei o circuito do rock, muito minha cara. Adoro pubs/bares de rock, e aqui em SP tem bastante. Espero um dia conhecer os da sua cidade!

    ResponderExcluir