domingo, 16 de fevereiro de 2014

Receita: Brownie sem farinha!

Semana passada postei fotos no Instagram de um brownie que fiz, sem usar farinha! Foi sucesso absoluto, então resolvi compartilhar a receita por aqui :)


Ingredientes para o Brownie:

300g (2 barras) de chocolate - usei uma de chocolate ao leite e uma de chocolate meio amargo
6 ovos
3 colheres (de sopa) de manteiga (aprox. 45g)
1 e 1/4 xícara (de chá) de açúcar
1 e 1/2 colher (de sopa) de amido de milho (aprox. 15g)
1/2 xícara (de chá) de nozes picadas (aprox. 50g)

Para a montagem do brownie:
150g de chocolate ao leite (1 barra)
Nozes para decorar

A primeira coisa que a gente vai fazer é derreter as 2 barras de chocolate junto com as 3 colheres de manteiga. Eu derreti no microondas porque acho mais prático e rápido. Mas quem preferir, poder derreter em banho-maria. O segredo do microondas é ir aos poucos... Não me lembro quanto tempo usei para derreter as barras e a manteiga, mas fui colocando de 20 em 20 segundos, tirando para mexer um pouco e recolocando até que tudo estivesse derretido e bem misturado. 
Quando estiver pronto, reserve.


Em uma batedeira vamos juntar os 6 ovos e 1 e 1/4 da xícara de açúcar, bater bem até que a massa dobre de volume. Então juntamos 1 e 1/2 da colher de amido de milho e bater até misturar. Com a batedeira ainda ligada, juntamos o chocolate derretido com a manteiga, as 50g de nozes picadas e batemos por mais uns 30 segundos.
Colocar a massa numa assadeira retangular untada com margarina e levar ao forno médio e previamente aquecido a 180 graus por +/- 25 minutos. 
Depois de assado, cortar em quadrados e é só servir!

Para decorar o brownie derreti mais 1 barra de chocolate ao leite (sem manteiga dessa vez) e separei algumas nozes "inteiras". Em um prato, coloquei um quadrado do brownie, joguei a calda de chocolate por cima, decorei com as nozes e uma bola de sorvete.

Agora vamos aos detalhes... A receita original manda que o brownie asse por aproximadamente 25 minutos, mas o meu deve ter ficado no forno por quase 1 hora! Acho que minha massa deu uma desandada porque como estava na casa do namorado, precisei usar liquidificador pra bater os ingredientes ao invés de usar uma batedeira. Não sei se foi isso que influenciou na consistência da massa, mas desconfio. Quando tirei do forno, o brownie não estava durinho e por isso ao cortar ele deu uma desmanchada! Comemos mesmo assim porque o sabor estava perfeito!!! O restante do brownie dormiu na geladeira e quando fomos comer novamente, a consistência da massa já estava mais durinha e com mais jeito de brownie. Então, caso a massa de vocês também desande, esta é a dica: deixe na geladeira de um dia para o outro que resolve :)

2 comentários:

  1. Sempre quis aprender a fazer brownie, por motivos de serem dos deuses; mas depois que resolvi fazer cookies e estraguei a receita e eles viraram a comida mais horrível feita por alguém, desisti de me arriscar na cozinha. Maaas, vou pedir pra alguém aqui fazer, porque pecado demais ver uma foto dessas e não comer um pouco que seja, né? Ave maria, deixa eu te dizer, que fotosss. Aqueles chocolates ali. PECADO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahaha pede simmm e se der certo me conta! Você não vai se arrepender ;-)

      Excluir