segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Bolo "Cookie"


Quando estive em Londres, comi feito louca! Apesar de não existir nenhum culinária típica londrina, o que não faltam são restaurantes com os mais diversos temas! Num desses restaurantes, chamado Bella Italia, comi a melhor sobremesa do mundo: Lava Cake. O Lava Cake era nada mais nada menos que um cookie do tamanho do prato, com recheio quente de chocolate, uma bola de sorvete em cima e calda de chocolate. Voltei pro Brasil com a intenção de conseguir recriar algo pelo menos parecido com a tal sobremesa e sexta-feira resolvi me aventurar.

Realmente a minha receita é o genérico do genérico do tal lava cake, rsrsrs... Mas ficou uma delícia e resolvi ensinar aqui no blog:


Ingredientes:

Massa do Bolo -
1. 3 xícaras de chá de farinha de trigo
2. 1 colher de sopa de fermento em pó (eu usei farinha de trigo que já vem com fermento e funciona perfeitamente)
3. 1 colher de chá de sal
4. 1 barra de chocolate ao leite (ou meio amargo se preferir) cortado em cubinhos, ou chocolate em forma de gotinhas
5. 200g de manteiga em temperatura ambiente
6. 1 xícara de chá de açúcar (pode usar açúcar mascavo se preferir)
7. 4 ovos
8. 1 xícara de chá de Leite de Coco

Separe também manteiga e farinha para untar e polvilhar a forma!

Cobertura:
1. 1 barra de chocolate ao leite 
2. 200ml de creme de leite de caixinha

Modo de preparo:


Em uma vasilha, junte os ingredientes secos: a farinha, o fermento e o sal e misture. Em uma tigela separada, junte o chocolate picado em cubinhos e adicione uma colher da mistura que fizemos com os ingredientes secos. Isso ajuda o chocolate a se espalhar melhor pela massa ;-)



Numa terceira tigela, você junta a manteiga e o açúcar e com uma batedeira, misture até ficar homogêneo. Em seguida, vá adicionando os ovos, um a um.

Coloque então, o leite de coco e aos poucos vá adicionando a mistura dos ingredientes secos que a já gente fez no início da receita. Coloque primeiro 1/3, depois mais 1/3 e por fim o restante.

Bata por mais 1 minuto aproximadamente e desligue a batedeira.


Por fim, aqueça o forno a 180 graus, unte e polvilhe o tabuleiro, adicione e misture com delicadeza os cubinhos de chocolate à massa, e despeje-a na assadeira.


Deixe assando por mais ou menos 35 minutos, ou até que o bolo tenha crescido e ao enfiar um palito no meio, que ele saia limpo.

Enquanto o bolo esfria, faça a cobertura:


Derreta o chocolate no microondas (mais ou menos 1 minuto) e misture os 200ml de creme de leite. Uma dica: ao derreter o chocolate no microondas, vá colocando de poucos em poucos segundos e tirando a tigela para mexer o chocolate. Desse jeito, você evita queima-lo! :)

Com o bolo frio, desenforme, corte em pedaços do tamanho que desejar, cubra com a calda e seja feliz, rsrsrs!

Nenhum comentário:

Postar um comentário