segunda-feira, 19 de maio de 2014

Receita: Risoto de Vinho Tinto com Queijo Gouda

Parece feijão, mas é risoto, ok? ;-)
Não sei se já mencionei por aqui, mas meu namorado mora sozinho e então, quando passamos o final de semana por lá, a gente tem que se virar com a escassez da geladeira rsrs...
Sábado ele foi ao supermercado pra comprar algo para lancharmos, nada muito elaborado não. Trouxe também uma garrafa de vinho para acompanhar.
No meio da noite bateu aquele medo de sentir muita fome e resolvemos fazer um risoto com o que tinha na geladeira. O processo foi MUITO simples e o resultado foi maravilhoso!
No armário a gente tinha um pacote de arroz arbóreo para risoto, na geladeira queijo gouda, manteiga e um resto de vinho tinto que havia sido aberto na semana anterior. Juntamos tudo e essa gororoba mágica aconteceu...
Ficou tão bom que achei legal postar a receita aqui. Queria ter fotografado o passo a passo, mas como não tinha muitas esperanças do jantar dar certo e consequentemente não postaria no blog, acabei fotografando só o resultado mesmo. 

Ingredientes:

1 xícara de arroz tipo arbóreo
1l de água
1 cubo de caldo de galinha
150g de queijo gouda
1 tablete de manteiga com sal
1 taça de vinho tinto
Tempero a gosto

Modo de Preparo:

O primeiro passo é ferver a água junto com o caldo de galinha. A receita pede 1 litro de água mas a gente acaba não usando tudo... De qualquer forma, sempre fervo essa quantidade para garantir que não vai faltar. Depois de ferver água você separa e parte para o próximo passo.
Numa panela você derrete metade da manteiga e acrescenta o tempero. Eu usei tempero Pirata pronto... Tem gente que curte dourar uma cebola e etc... Eu não sou fã de cebola e muito menos do processo de cortá-la, então, me viro com tempero pronto e sempre dá certo. Em seguida, acrescente o vinho  e deixe reduzir pela metade.
Coloque o arroz, mexa um pouco e então comece o processo de ir acrescentando a água que havíamos separado, com o auxílio de uma concha.
Vá mexendo sem parar e a medida que a água for secando você vai acrescentando as conchas de água (uma por vez).
Quando o arroz estiver al dente, acrescente o queijo gouda fatiado e deixe cozinhar (sempre mexendo) até que o queijo tenha derretido. 
Desligue o fogo e então junte o restante da manteiga antes de servir!

É muuuito fácil! Fizemos na base do improviso, e com os ingredientes que tínhamos disponíveis em casa. 
Se você for reproduzir essa receita em casa, pode acrescentar cogumelos ao risoto e até mesmo fazer um filé para servir junto. Combina muito!

3 comentários:

  1. Essas receitinhas que a gente cria na hora são as melhores, né?! Faria esse risoto se gostasse de risoto.
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  2. Não gosto de risoto hahahahaha
    Esse fim de semana dei um fora fenomenal. Fui almoçar na casa de um amigo e o cardápio era risoto, eu não sabia e fiz um comentário bem desagradável a respeito do prato... não sabia onde enfiava a minha cara hahahahaha

    ResponderExcluir
  3. Peguei trauma de risotto desde o dia que comi um na Risoto Mix e ele destruiu comigo hahaha mas olha esse aí parece muito bom! Acredito que tudo o que é feito em casa é bem melhor =)

    ResponderExcluir